A Bit About Us

ALorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Meet The Team

dolore magna aliqua. ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip.

JOE BLOGGS
CEO

JANE DOE
Co Founder

JOHN DOE
Lead Designer

Our Work

Ready to Talk?

do you have a big idea we can help with?

Propósito Social

OMuseu da História da Inquisição, inaugurado em agosto de 2012, está aberto ao público para visitações. Ele tem contribuído no resgate da memória de uns dos importantes colonizadores de nosso país, conhecidos como Cristãos-Novos ou Cripto-Judeus. Esses colonizadores marcaram importante presença desde a época do descobrimento, mas que por motivos e regras impostas pela Inquisição, parte dessa nossa importante história foi e ainda hoje continua omitida dos livros didáticos. Englobando aspectos históricos, culturais, educativos e artísticos, além de contribuir para a inclusão social, combatendo a intolerância religiosa.

O Museu mostra a história da Inquisição através de painéis, gravuras e pinturas de artistas como o pintor espanhol Francisco Goya e outros, além da exposição de documentos e livros antigos do século XV ao século XIX, objetos e de réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real como o polé, o pôtro, o garrote e outros.

No auditório são apresentados filmes e documentários sobre a história da inquisição, desde sua origem e até sua extinção. Por que houve tanta intolerância e crueldade? O que podemos extrair de tudo isto?

Por meio do Museu da História da Inquisição do Brasil queremos:

I- Disponibilizar para a sociedade parte da história omitida devido à intolerância religiosa no período do Brasil colonial, quando milhares de portugueses (dentre eles, judeus, hereges e outros) imigraram para o Brasil fugindo da perseguição, da tortura e da execução nas fogueiras da inquisição. Mesmo assim foram deportados para Portugal, torturados, condenados e mortos.

II- Utilizar seu patrimônio cultural como recurso educacional, turístico, inclusão social, promovendo a dignidade humana;

III- Conscientizar e disponibilizar para a sociedade parte da história da Inquisição Íbero-Luso brasileira que foi omitida devido à intolerância religiosa no período do Brasil colonial, quando milhares de portugueses (dentre eles, judeus, hereges e outros) imigraram para o Brasil fugindo da perseguição, da tortura e da execução nas fogueiras da inquisição. Mesmo assim, muitos foram deportados para Portugal, torturados, condenados e mortos;

IV- Oferecer para os interessados um vasto material para consulta e estudo, como livros sobre a Inquisição, recursos de multimídia para apresentação de filmes e exposição de fotos, gravuras, textos, pequenos objetos e documentos originais do tempo da inquisição;

V- Promover visitação de professores de História, Ciências Sociais e alunos que desejam enriquecer o conteúdo programático do currículo escolar, fomentando a pesquisa, investigação, crítica e interpretação dos fatos históricos e culturais.

Depoimentos

Em dezembro de 1496, quando Dom Manuel se casou com a viúva do Rei Ferdinando Aragão da Espanha, que havia expulsado os judeus daquele país em 1492, as leis da Inquisição foram introduzidas em solo lusitano e, como consequência, nas colônias. As severas regras que perseguiram e mataram milhares de judeus em vários países tiveram forte impacto no Brasil. Os fatos não são relatados na maioria dos livros de história. Mas essa lacuna começa a ser preenchida com a inauguração, em 19 de agosto do ano de 2012 na cidade de Belo Horizonte, do Museu da História da Inquisição.

Marcelo M. Guimarães, AMES

A inauguração e dedicação do Museu da Inquisição em Belo Horizonte, Brasil, foi um grande sucesso e um marco na relação entre os judeus e a comunidade. O Museu foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição (ABRADJIN) em cooperação com o Netivyah e outros. O Museu no Brasil é algo real, visível, um monumento, uma lembrança da crueldade dos cristãos para com os judeus.

Rabino Joseph Shulam, Netivyah Bible Instruction Ministry