No último dia 23 de setembro, o Dr. Marcelo Miranda Guimarães, idealizador e fundador do Museu da História da Inquisição e da ABRADJIN (Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição) foi convidado a ocupar a cadeira de número 39 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

O convite foi realizado em reconhecimento ao singular trabalho prestado pelo Dr. Marcelo nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados para o resgate da memória das vítimas da Inquisição ibérica entre os séculos XV e XIX, em especial o povo judeu.

O Museu da História da Inquisição e a ABRADJIN (Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição) parabenizam seu fundador e presidente pela conquista honrosa, na esperança que tal cargo venha a potencializar o desejo do agraciado em promover a igualdade e combater a intolerância em suas várias vertentes. Parabéns ao Dr. Marcelo M. Guimarães!