O Museu Judaico de São Paulo, localizado à Rua Martinho Prado, 128, pertencente à Associação Amigos do Museu Judaico no Estado de São Paulo foi inaugurado no dia 05 de dezembro pp. O edifício que abriga o Museu é a antiga Sinagoga Beth-El, projetada e construída entre 1927/32 que agora está totalmente restaurada para ser a sede do moderno e inédito Museu Judaico.
O Museu da História da Inquisição foi convidado honrosamente para expor alguns de seus preciosos objetos, na mostra “Inquisição e os cristãos novos no Brasil”, no recém aberto Museu Judaico de São Paulo. Esse material, pertencente a judeus portugueses e cristãos novos, deixou um grande legado no período do Brasil colonial.
Recomendamos aos nossos amigos e associados que visitem e conheçam a fascinante história e a saga do povo judeu em vencer fortes discriminações e perseguições desde os primórdios de sua existência. A história do povo judeu entrelaçada à formação do povo brasileiro tem nos mostrado que a capacidade de conviver, trocar, interagir e construir coletivamente é enriquecedora e necessária para uma sociedade que se queira mais justa e plural.
O Museu Judaico de São Paulo, localizado à Rua Martinho Prado, 128, está aberto ao público de terça a domingo das 10 às 19 horas.